Maceió é um destinos turísticos mais procurados do Nordeste brasileiro.

Nossa culinária exótica e singular é apreciada por muitos. Nossa história e diversidade cultural encantam aqueles que nos visitam. Nosso artesanato cheio de cores e formas exporta um pouco do nosso povo e da nossa cidade para o mundo, em um verdadeiro intercâmbio de arte.

Apesar disso, nossas praias ainda são os protagonistas das histórias de amor construídas com os nossos visitantes.

O azul vívido do nosso mar e o calor que dura o ano todo formam o cenário ideal para que os turistas que nos visitam logo se apaixonem pela nossa cidade.

Nossas praias se estendem por todo o litoral e atraem visitantes de todos os lugares em todas as épocas. Porém, as praias urbanas, que são pontos de encontro, lazer e socialização, são as mais procuradas pelos turistas pela oferta de hospedagem, entretenimento e gastronomia.

Por isso, fizemos esse post para que você conheça as 5 principais praias urbanas de Maceió. Vamos lá?

 

Ponta Verde

A Praia de Ponta Verde é, sem dúvida, uma das mais famosas em Maceió. As águas calmas e a areia fofinha fazem da Ponta Verde uma ótima opção para curtir um dia de sol com a família.

Na maré baixa, é possível, a pé, andar certa distância mar adentro e avistar mais de perto o famoso farol da Ponta Verde, que é um dos cartões postais da praia.

Farol da Ponta Verde

Farol da Ponta Verde – Foto: Página Maceió Alagoas

A vida noturna também tem espaço. As duas melhores e mais famosas barracas de praia de Maceió estão na Praia de Ponta Verde: Lopana e Kanoa. Durante os fins de semana, artistas locais se apresentam para entreter o público nestes estabelecimentos.

O Tropicalis Palms está localizado a 100m da Praia de Ponta Verde. 

 

Pajuçara

Todos aqueles que já visitaram Maceió conhecem bem os versos do compositor Carlos Moura que enaltecem “o azul piscina no mar de Pajuçara“.

Vizinha à Ponta Verde, a Praia de Pajuçara é bastante movimentada. Privilegiada pelos corais que protegem as águas, é muito procurada pelos turistas que querem fazer passeios em jangadas e conhecer as famosas piscinas naturais, que ficam a, aproximadamente, 2km da costa.

Piscinas Naturais na Praia de Pajuçara

Piscinas Naturais na Praia de Pajuçara – Foto: © Ricardo Junior

Outro atrativo é a Feirinha de Artesanato da Pajuçara. Um espaço que reúne diversos artistas plásticos, escultores, costureiros, designers que expõem e comercializam suas peças para o público.

A Praia de Pajuçara também dispõe de uma grande variedade de opções de gastronomia e lazer.

O Tropicalis Slim fica a 50m da Praia de Pajuçara.

 

Jatiúca

A Praia de Jatiúca conta com uma grande variedade de opções gastronômicas para todos aqueles que a visitam, mas o mar ainda é o maior atrativo.

As águas mornas agradam bastante os banhistas, porém, à tarde, a maré alta deixa as ondas mais fortes. Portanto, cuidado. Se você tem a intenção de aproveitar o mar, prefira ir durante a manhã.

Praia de Jatiúca

Praia de Jatiúca – Foto: © Ricardo Junior

O fato de ser uma praia urbana menos movimentada agrada bastante aos turistas e outros visitantes.

 

Cruz das Almas

Conhecida pelas fortes ondas e pela grande quantidade de recifes de corais submersos, a Praia de Cruz das Almas é bastante procurada pelos entusiastas de esportes aquáticos.

Por este mesmo motivo, não é indicada para famílias com crianças ou pessoas com pouca prática de natação.

Praia de Cruz das Almas

Praia de Cruz das Almas – Foto: Raquel Bertoli

Com um mar mais agitado e propício à prática do surf, a praia é um dos pontos de encontro dos praticantes do esporte na região, sendo palco de diversas competições durante o ano.

 

Pontal da Barra

Pode ser uma surpresa para alguns admiradores de Maceió encontrar essa praia na nossa lista. Mas, já que estamos falando de praias urbanas, não poderíamos deixar de mencionar o Pontal da Barra.

A Praia do Pontal da Barra fica localizada próxima à saída de Maceió com direção ao litoral sul. Leva o mesmo nome do bairro, que ainda mantém uma cultura mais característica de cidades interioranas. Boa parcela da população do bairro ainda sobrevive de pesca e artesanato, o que é um dos atrativos do local.

É possível fazer um roteiro completo: aproveitar o sol e o mar na praia, conhecer o Núcleo de Artesanato do Pontal da Barra, e, depois, escolher uma das diversas opções gastronômicas do bairro e almoçar admirando a Lagoa Mundaú.

Praia do Pontal da Barra e Lagoa Mundaú

Praia do Pontal da Barra e Lagoa Mundaú – Foto: Blog Márcio no Mundo

O mar na Praia do Pontal da Barra também é relativamente agitado. Portanto, atenção redobrada!

 

Agora que você já sabe tudo sobre as principais praias urbanas de Maceió e já pôde conhecê-las brevemente através das fotos neste post, venha colocar o pé na areia e viver a experiência completa

Aproveite os valores promocionais para diária meia pensão no Tropicalis Palms e agende sua visita a Maceió.

 

Foto da capa: Blog Márcio no Mundo