Viajar é maravilhoso. Disso, ninguém discorda. As pessoas viajam para conhecer lugares novos, voltar a lugares que despertam saudades, visitar parentes, amigos.

Independentemente do motivo, viajar sempre traz aquela sensação boa de liberdade, não é? Tem gente que discorda. Alguns pais contam que seus pequenos turistas, certas vezes, transformaram a viagem dos sonhos em pesadelo.

A verdade é que viajar com criança sempre exige um cuidado maior. São tantas coisas para pensar, programar, arrumar, agendar. A gente sabe que dá trabalho. Por isso, criamos esse post com 5 dicas para viajar com os filhos.

 

Inclua-os no roteiro.

Ao montar seu roteiro, tome o cuidado de incluir programações que permitam que seus filhos também se divirtam durante a viagem. Se possível, varie a programação, para que eles não se sintam entediados ou exaustos.

Eles gostam de praia? Programe uma ida à praia em um dos dias da viagem. Eles curtem atividades ao ar livre? Analise a possibilidade de uma visita a um parque ou zoológico.

Esteja atento a informações sobre idade mínima permitida, altura mínima permitida e outros requisitos. Certifique-se de construir um roteiro que toda a família possa aproveitar.

 

Seus filhos são pequenos? As malas também precisam ser.

Vai viajar com os filhos grandes? O conselho é aplicável da mesma forma.

Muitas famílias cometem o erro de exagerar na bagagem ao programar uma viagem com as crianças. Pegar tudo que a criança tem em casa e colocar dentro da mala não é uma boa forma de planejar a bagagem.

Comece com a escolha da mala. O tamanho da mala deve ser compatível com a duração da viagem. Se sua família está saindo para ficar fora durante uma semana, uma mala pequena para seu filho é suficiente.

Ao escolher as roupas, dê preferência às peças de composição mais neutra, que possam formar mais de uma combinação.

Se seu filho quer levar brinquedos, ajude-o a escolher apenas um. A ideia de pensar neles ao planejar o roteiro também serve para que o entretenimento aconteça em família e para que a criança se envolva na programação, eliminando a necessidade de distrações adicionais.

Boa parte dos hotéis do Brasil estão equipados com o que chamamos de Copa Baby, um espaço que permite que você prepare ou aqueça as refeições para crianças com 2 anos de idade ou menos. Isso ajuda a diminuir a quantidade de itens que precisam ir na bagagem.

 

Alimente seus pimpolhos.

Crianças são menos toleráveis à fome. Famintas, elas ficam impacientes. Além disso, crianças precisam estar bem alimentadas sempre, mais ainda durante viagens.

O ritmo acelerado de programações e passeios exige mais energia das crianças, o que faz com que elas sintam fome com mais frequência. Portanto, verifique antes se os locais que serão visitados durante a viagem possuem opções para alimentação. Ainda assim, por precaução, sempre que possível, leve pequenas opções de lanches na bagagem de mão, para casos de emergência.

 

“Pai, me dá dinheiro?”

É normal que, durante as viagens, nós compremos algumas lembrancinhas ou souvenirs para levar na volta para casa. Naturalmente, ao ver os pais fazendo isso, as crianças também irão querer fazer suas próprias comprinhas.

Para evitar imprevistos ou situações desagradáveis, converse antes com seus filhos e, se possível, estipule um pequeno orçamento para cada um. Aproveite o momento para conversar com eles sobre a necessidade de controlar os gastos, incentivando-os a escolher cada compra da forma mais inteligente.

 

Esteja preparado para eventuais emergências.

Essa é uma dica super importante. Se seu filho possui algum histórico de problemas de saúde, antecipe-se. Leve com você quaisquer medicamentos e utensílios que você possa precisar, caso eles adoeçam durante a viagem.

Também se certifique de que seu local de destino possui estrutura para atender emergências médicas que possam surgir durante sua estadia fora de casa.

Seus filhos são tesouros preciosos para você. Tome os cuidados necessários ao viajar com os filhos para que toda a família possa ir e voltar em segurança.

 

Siga nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades sobre viagens, turismo e as belezas da linda cidade de Maceió. Cadastre seu email na barra lateral.

Siga-nos também no Facebook e no Instagram.